Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Morar na Itália: aprender costumes locais é fundamental

Morar na Itália certamente vale muito a pena. Mas conhecer alguns costumes bem diferentes do que se vê no Brasil vai ajudar muito.

Mesmo que você possua uma sensação de familiaridade com os italianos, afinal, nós brasileiros temos a alma latina, existe um oceano de particularidades que nos separam do povo da Itália.

Por exemplo, na Itália também são comuns os pagamentos por boletos. Mas, ao contrário do Brasil, onde o sistema bancário é muito evoluído, na Itália um dos programas mais típicos é o andare alle poste per pagare le bollete, que significa “ir ao correio para pagar o boleto”. Sim, o banco italiano com maior número de agências é o Banco Posta, mesma empresa de serviços postais!

Outro costume que geralmente só quem vai morar na Itália conhece é o de bares servirem petiscos gratuitos. Sim, aquelas mini pizzas, mini bruschettas, algum tipo de salame e outras delícias são colocadas em sua mesa para que você consuma um vinho ou uma birra (a tradicional cervejinha)!

Morar na Itália é respeitar as receitas originais

A Itália é um dos países mais visitados por pessoas de todo o mundo. Mesmo assim, algumas atitudes não são vistas com bons olhos, principalmente na gastronomia.

Não misture queijos com frutos do mar, não coloque ketchup ou maionese na pizza, não tome cappuccino após as refeições e não faça modificações nos pratos do cardápio, como pedir parar tirar a cebola ou trocar o molho. São costumes comuns no Brasil, mas causam antipatia na Itália.

Lavar o apartamento pode causar muita dor de cabeça

Até na hora da faxina é preciso cuidado com o choque cultural. Como a maioria dos brasileiros, você pega sabão e balde e sai lavando tudo. No entanto, se fizer isso na Itália pode alagar seu apartamento. Lá não existem ralos. Os italianos usam panos específicos para limpeza ou o mocio, espécie de esfregão com lã para limpeza. 

Por fim, você precisa saber que na itália os banheiros não possuem lixeiras. O papel higinênico é jogado no vaso, pois é biodegradável e o tratamento de esgoto suporta esse material. A exceção é Veneza, por ser uma cidade com canais e não ruas e, assim, ser mais exposta a enchentes.

Morar na itália é um sonho e, como você percebeu por esse artigo, fica ainda melhor quando alguns truques são aprendidos antes mesmo de você embarcar. Agora sim, boa viagem!

Precisa de ajuda para morar na Itália? A Bendita Cidadania pode te ajudar a conquistar o tão sonhado passaporte italiano. Fale com a nossa equipe agora mesmo.






    Share on twitter
    Share on facebook
    Share on linkedin
    Share on whatsapp
    Share on telegram