Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Cidadania italiana facilita entrada de brasileiros em Portugal

Uma das vantagens de se obter a cidadania italiana é que com ela fica mais fácil morar em Portugal, com os mesmos direitos de qualquer cidadão português.

Foi o que fez a ex-professora Pâmela Fumagalli Machado da Silveira, 38 anos, segundo reportagem do UOL.

Ela tem cidadania italiana e isso facilitou o ingresso dela, do marido e dos dois filhos, de 18 e 10 anos, quando optaram por morar em Portugal.

Após colocar na balança fatores como segurança e clima, Pâmela e família se mudaram de Primavera do Leste (MT) para Barreiro, cidade a cerca de 40 quilômetros de Lisboa.

A família se mudou em novembro de 2020, após a obtenção do título de residência.

Para ela, fatores como a proximidade da língua pesaram para a escolha da nova cidade. No entanto, existem muitas outras opções para quem já tem a cidadania italiana.

Leia também: 10 vantagens da cidadania italiana

Regras

Todos os 27 países da União Europeia aceitam a cidadania italiana como requisito que dá direito a morar e receber os benefícios de qualquer cidadão, incluindo auxílio-desemprego.

Não é preciso visto, basta que algumas regras referentes a cada país sejam cumpridas.

Para morar em Portugal, por exemplo, você deve levar o passaporte de cidadão italiano ou carteira de identidade, que pode ser requerido por quem obteve a dupla cidadania.

Passados três meses em Portugal, você deve ir até a Câmara Municipal para solicitar o Certificado de Registo de cidadão.

É importante fazer isso em até 30 dias após vencer o terceiro mês no país. Com esse certificado, você pode morar em Portugal com sua cidadania italiana.

Documentos

Além do passaporte, será necessário apresentar comprovante de endereço, declaração que exerce uma atividade ou que tem condições de se sustentar. Se for estudante, deve apresentar uma declaração da universidade e também de que tem meios de se sustentar.

Com o Certificado, você pode trabalhar com carteira assinada, pagar seguro social e imposto de renda. As mesmas obrigações e direitos dos portugueses.

Como conseguir a cidadania italiana

Se você deseja saber como conseguir a cidadania italiana, deve ter em mente que o processo é burocrático. Por isso, uma consultoria especializada faz toda diferença.

É justamente esse serviço que a Bendita Cidadania realiza, para tornar esse sonho realidade da forma mais tranquila e rápida possível.

cidadania italiana pode ser adquirida pelo direito de sanguequando o candidato possui um ascendente de origem italiana (pai, mãe, avó, avô e assim por diante).

No caso da cidadania por ascendente, será necessário um planejamento da árvore genealógica.

Caso não se tenha certeza se há ascendente italiano, esse planejamento também pode ser feito para tentar identificar um parente italiano.

Ficou interessado? Fale com a Bendita Cidadania agora mesmo.






    Share on twitter
    Share on facebook
    Share on linkedin
    Share on whatsapp
    Share on telegram