FAQ

PERGUNTAS FREQUENTES

A Bendita Cidadania preparou uma lista de perguntas e respostas sobre todos os assuntos relacionados ao processo de cidadania italiana.

Primeiro é preciso juntar todos os documentos e verificar se todos estão em conformidade com o que pede a Lei e que nenhuma retificação é necessária. Depois é escolher como será feito o processo: no consulado, na Itália ou por via judicial.

SAIBA MAIS ⇲

Segundo a Lei italiana, todos os descendentes de italianos têm direito à cidadania ius sanguinis (por descendência), que é transmitida a partir do ascendente italiano aos filhos sem interrupção e sem limite de gerações.

SAIBA MAIS ⇲

Para o processo de cidadania, você vai precisar das certidões originais e em inteiro teor de todas as pessoas na sua linha de ascendência, partindo do italiano até chegar em você.

SAIBA MAIS ⇲

Sim. Se o requerente seguir à risca as leis e circulares em vigor na Itália e no Brasil, será seguro requerer em manter a cidadania italiana para sempre. Conheça as leis e circulares que regulamentam a prática da cidadania italiana.

SAIBA MAIS ⇲

O processo administrativo na Itália tem um limite de 180 dias, segundo a lei.

Por via judicial, o processo demora (em média) de 18 a 24 meses.

Através dos consulados, a fila de esperar pode ser de até 12 anos.

Conheça os erros mais comuns que devem ser evitados para que a sua pesquisa genealógica seja bem sucedida.

SAIBA MAIS ⇲

Em primeiro lugar, será necessário rastrear e comprovar a origem dos seus antepassados. Os documentos necessários para você montar a árvore genealógica da sua família podem ser solicitados nos municípios italianos, chamados de comune, ou pesquisados nos bancos de dados de imigrantes italianos.

SAIBA MAIS ⇲

A Certidão Negativa de Naturalização, conhecida como CNN, é um importante documento que certifica que o italiano não se naturalizou brasileiro.

SAIBA MAIS ⇲

A Certidão Positiva de Naturalização mostra que o antecedente naturalizou-se brasileiro, abrindo mão da cidadania italiana. Mas nem tudo está perdido.

SAIBA MAIS ⇲

Basicamente, esse é um documento que comprova que ninguém na sua linha de transmissão renunciou à cidadania italiana.

SAIBA MAIS ⇲

Para quem já reconheceu a sua cidadania italiana e não reside na Itália, o cadastro atualizado no AIRE é uma obrigação.

A sigla significa Registro dos Italianos Residentes no Exterior (em tradução livre) e é um cadastro que deve ser realizado nos consulados italianos.

SAIBA MAIS ⇲

 

Vai iniciar o seu pedido de naturalização mas não sabe qual melhor processo administrativo para cidadania italiana? Você pode fazer no consulado da sua região ou em algum município italiano.
 
 

O processo de reconhecimento da cidadania italiana por via judicial é feito sem necessidade de ir para a Itália em nenhum momento e demora de 18 a 24 meses, em média, para conclusão.

SAIBA MAIS ⇲

Até 1983, filhos de mulheres italianas, nascidos antes de 1948 não podiam ter a cidadania italiana reconhecida, devido a um grande erro da legislação italiana.

É possível fazer o processo através de uma ação no Tribunal de Roma.

SAIBA MAIS ⇲

Os descendentes de imigrantes trentinos podem solicitar a cidadania. Isso, desde que se tenham nascidos depois de 1920. Ou seja, quando a região voltou a pertencer à Itália.

SAIBA MAIS ⇲

A naturalização por casamento é uma concessão do governo da Itália aos cônjuges de cidadãos italianos. É uma forma de garantir a participação do (a) esposo (a) na vida do país.

SAIBA MAIS ⇲

Basicamente, o valor varia de acordo com a quantidade de documentos durante o processo.

O meio escolhido para a solicitação, também irá interferir no valor. Ou seja, se o processo é feito através dos consulados italianos, pelo comune (município) na Itália, ou através do Tribunal de Roma

SAIBA MAIS ⇲

 

O passaporte italiano pode abrir portas em diversas situações, como a facilidade em trabalhar e estudar no Exterior.

Vantagens da cidadania italiana
1 – Está entre os passaportes mais poderosos do mundo.
2 – Pode trabalhar legalmente em qualquer país da União Europeia.
3 – Estudar na Europa.
4 – Direito à saúde pública italiana.
5 – Aposentadoria na Itália.
6 – Transmissão da cidadania aos descendentes.
7 – Residir em qualquer um dos países da União Europeia.
8 – Visto de trabalho para a Austrália e Nova Zelândia.
9 – Menos dinheiro para se tornar um investidor nos EUA.
10 – Por fim, facilidade de acesso nos Estados Unidos e Canadá.

SAIBA MAIS ⇲

A cidadania italiana para filhos menores de 18 anos é um processo rápido. E você pode fazer em um consulado. Contudo, o cadastro do pai precisa estar atualizado.

SAIBA MAIS ⇲

Filhos ilegítimos são filhos de pais não foram casados. É possível solicitar a cidadania italiana para filho ilegítimo por meio de ação judicial. 

SAIBA MAIS ⇲

A cidadania italiana para filho adotivo é perfeitamente possível. Segundo a legislação italiana, os filhos de sangue de todo cidadão italiano possuem a cidadania. A regra vale também para todos os que forem adotados antes dos 18 anos.

SAIBA MAIS ⇲

A cidadania italiana para divorciados é emitida da mesma forma que para pessoas casadas ou solteiras. No entanto, uma quantidade maior de documentos é solicitada durante o processo.

Se o divórcio foi realizado pela via judicial, é necessário apresentar a cópia autenticada dos seguintes documentos:

  • Petição inicial;
  • Ata da audiência de julgamento;
  • Sentença do juiz;
  • Certidão de objeto e pé.

SAIBA MAIS ⇲

A apostila de Haia é uma autenticação que garante que os documentos emitidos no Brasil sejam aceitos em outros países.

SAIBA MAIS ⇲

Nulla osta é um documento que demonstra que não há impedimento para a emissão da sua cidadania italiana, ou outro documento italiano. 

SAIBA MAIS ⇲

 

O passaporte italiano pode abrir portas em diversas situações, como a facilidade em trabalhar e estudar no Exterior.

Todos os anos ele é eleito entre os 5 mais poderosos do mundo.

Há muitas vantagens da cidadania italiana. Mas também alguns deveres, como manter o A.I.R.E sempre atualizado. A regra vale para os italianos que vivem no Exterior.

Leia:

AIRE atualizado: Vantagens para o cidadão
10 vantagens da cidadania italiana

 

Caso algum familiar, que tenha a mesma árvore genealógica, tenha sido reconhecido diretamente na Itália, e recentemente, a pasta poderá ser utilizada. Neste caso é preciso que o oficial permita reutilizar e o dono da pasta autorize.

É importante dizer que as certidões emitidas no Brasil tem uma validade de 6 meses para o uso no processo de cidadania italiana. 

Em alguns casos, a retificação de documentos é necessária para o processo de cidadania italiana.

A correção é importante. Pois se houver erros nos documentos e eles não forem corrigidos, o seu pedido de cidadania pode não ser concluído.

SAIBA MAIS ⇲

A análise de documentos é uma das etapas mais importantes durante o processo de cidadania italiana. Pois ela evita erros que podem causar um grande atraso ou até mesmo inviabilizar o pedido.

Possíveis erros que devem ser corrigidos:

  • Erros de transcrição;
  • Alteração de datas;
  • Erro na grafia ou “aportuguesamento” dos nomes.

SAIBA MAIS ⇲

A certidão em inteiro teor é fundamental para o processo de cidadania italiana. Ela contém todas as informações que foram registradas em cartório sobre determinado evento.

SAIBA MAIS ⇲

O cidadão italiano não precisa de visto americano ou canadense para entrar nos Estados Unidos como turista, desde que lá permaneça por, no máximo, 90 dias.

A tradução de todas as certidões é necessária tanto nos consulados italianos quanto nos municípios na Itália (chamado de comune).

O tradutor juramentado deve traduzir todas as certidões brasileiras para o idioma italiano, a fim de que a documentação possa ser analisada pelo funcionário italiano.

SAIBA MAIS ⇲

Cônjuge tem direito e não perde a cidadania brasileira ao se naturalizar italiano.

O que diz o Ministério da Justiça

Em consequência da Emenda Constitucional de revisão nº3, de 09/06/94, não são mais passíveis de perder a nacionalidade brasileira aqueles cidadãos que adquirirem outra nacionalidade em consequência de imposição de naturalização pela norma estrangeira, ao brasileiro residente em Estado estrangeiro, como condição para permanência em seu território ou para o exercício de direitos civis.

Assim sendo, somente será instaurado processo de perda de nacionalidade quando o cidadão manifestar expressamente, por escrito, sua vontade de perder a nacionalidade brasileira. Caso contrário não ocorrerá processo de perda de nacionalidade.

SAIBA MAIS ⇲

Milhares de ítalo-brasileiros aguardam na LISTA DE ESPERA, dos consulados italianos e Embaixada, para sucessiva convocação. 

Se você está na fila e não tem informação sobre quando será convocado (a), fale com a Bendita Cidadania agora mesmo.

Consulado da Itália: veja as informações de todas as unidades no Brasil, onde os usuários podem solicitar cidadania italiana, vistos o outros serviços.

SAIBA MAIS ⇲

Na Itália existem mais de 300 mil sobrenomes italianos. Um dado oficial sobre os mesmos é praticamente impossível, porque com o tempo alguns foram extintos e outros sobrenomes foram formados, geralmente devido aos erros de transcrição nos cartórios.

SAIBA MAIS ⇲

 

AINDA TEM DÚVIDAS? PRECISA DE UM ORÇAMENTO?

FALE COM A BENDITA