A Toscana é uma região apaixonante da Itália. A sua capital é Florença, marco do Renascimento e um dos maiores tesouros da Europa.
Localizada na região central da Itália, a Toscana tem cerca de 3,7 milhões de habitantes e dez províncias: Arezzo, Florença, Grosseto, Livorno, Luca, Massa-Carrara, Pisa, Pistoia, Prato e Siena.
A Toscana é berço do Renascimento, período histórico ocorrido na Europa entre os séculos XV e XVI. Aquela época foi marcada por transformações em áreas como cultura, economia, política e religião. Mas foi principalmente nas artes, na filosofia e nas ciências que seus efeitos foram sentidos.
O movimento surgiu em Florença e Siena e depois se espalhou por toda a península itálica e por outros países da Europa Ocidental. O Renascimento pregava a valorização da racionalidade, ciência e natureza, no lugar do misticismo dominante até então.
Florença abriga obras de gênios da arte e arquitetura
O ponto de partida na Toscana é Florença. Grande parte do acervo artístico da Itália fica no museu Gallerie dell”Accademia, onde está o original Davi de Michelangelo, e na Gallerie degli Uffizi, que abriga obras de gênios como Botticelli, Raffaello e Caravaggio.
Apenas caminhar pelas ruelas de Florença já rende admiração artística, pois cada detalhe arquitetônico carrega grande peso histórico. A grande obra-prima arquitetônica é o Duomo, a Cattedrale di Santa Maria del Fiore, com sua cúpula construída pelo arquiteto Filippo Brunelleschi.
Outras cidades imperdíveis da Toscana:
Pisa – A famosa Torre de Pisa é o carro-chefe da cidade e um dos símbolos da Itália. A torre inclinada fica na praça Piazza dei Miracoli, que abrange três construções religiosas: a Catedral de Santa Maria Assunta, o Batistério e a Torre, que é o campanário.
Siena – Localizada sobre uma colina que preserva os muros medievais ao redor do centro histórico. Destaque para as ruas do comércio e o Palio de Siena, corrida de cavalos na praça principal que acontece duas vezes ao ano. Visite ainda o Palazzo Pubblico, o Museo Civico e o Duomo de Siena.
Lucca – Conhecida como a “cidade das 100 igrejas”, Lucca preserva a maior muralha renascentista do mundo, de 4,2 quilômetros de extensão. As principais atrações são a Catedral de San Martino, a Igreja de San Michele, a Torre Ginigi, com seu jardim suspenso, e a Torre delle Ore.