mapa da italia
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Mapa da Itália, uma bota de múltiplas personalidades

O mapa da Itália é famoso por ter o formato perfeito de uma pequena bota. Mas existem muitas outras curiosidades que tornam esse território tão rico.

Apesar de ser um país relativamente pequeno, com pouco mais de 301 mil quilômetros quadrados, a Itália tem grande diferença de clima, gastronomia, história e cultura entre suas cidades.

O país faz fronteira com França, Áustria, Eslovênia e Suíça. Ao leste, é banhado pelo Mar Adriático e do lado oeste fica o Mar Tirreno. O sul é banhado pelo Mar Jônico.

Regiões da Itália

A Itália é dividida em 20 regiões, cada uma com sua própria constituição e estatuto. Essas regiões reúnem 110 províncias, subdivididas em 8.103 comunas, equivalentes aos municípios no Brasil.

As principais regiões da Itália são Lombardia, Piemonte, Lazio, Toscana, Veneto, Campânia, Sicília e Emilia-Romanha.

Confira as características das principais regiões da Itália:

Lombardia – Ao norte do país, é alavancada pela economia de Milão. Região mais povoada e mais rica da Itália.

Piemonte – Segunda maior região da Itália, com mais de quatro milhões de habitantes. Terceiro centro industrial mais importante, depois de Milão e Roma.

Lazio – Nela está localizada Roma, Capital da Itália, e uma das principais portas de entrada do país. A partir dela, é possível ir de ônibus ou de trem para praticamente toda Itália.

Toscana – No mapa da Itália, na parte central, fica a famosa Toscana. Sinônimo de praias, fontes de água termal e paisagens de tirar o fôlego.

Veneto – Sua capital, Veneza, representa o império das navegações italianas, com canais e obras de arte que atraem 60 milhões de turistas por ano.

Campânia – A segunda região mais populosa da Itália também possui belíssimas paisagens. Afinal, em seu território ficam as ilhas de Capri.

Sicília – No mapa da Itália, é a famosa ilha. Maior do Mediterrâneo e com posição geográfica estratégica, foi alvo de disputas ao longo da história.

Emilia-Romanha – Uma das regiões mais ricas da Europa, com indústrias de peso e fábricas de carros como Lamborghini, Ferrari e Maserati.

O mapa da Itália tem diversas altitudes de norte a sul. Por esse motivo, há muitas variações de clima em uma mesma época do ano.

A dica é visitar o país entre março e setembro, quando as temperaturas estão mais amenas.

Se quiser saber mais sobre a Itália ou sobre cidadania italiana, basta entrar em contato com a Bendita Cidadania.

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram