série A da Itália
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

A série A da Itália é um dos campeonatos de futebol mais tradicionais do mundo. Ainda que hoje não tenha o mesmo prestígio, ela carrega histórias eternas.

O título da série A é conhecido como Scudetto (Pequeno Escudo), pois desde 1924 o campeão estampa, na temporada seguinte, um pequeno brasão de armas com as cores da bandeira italiana em suas camisas.

Assim, o maior vencedor do Scudetto é a Juventus, com 36 conquistas, seguida por Internazionale e Milan, com 18 títulos. Esses três também são os clubes italianos campeões da Liga dos Campeões da UEFA.

Os anos de vitórias

A série A da Itália viveu seu auge na década de 80, antes de Real Madrid e Barcelona se tornarem potências mundiais e a Premiere League ter o prestígio atual.

Naquela época, mesmo times menores podiam contratar craques como Maradona (Napoli), Careca (Napoli), Zico (Udinese), Platini (Juventus) e Passarella (Fiorentina e Internazionale).

A partir dos anos 2000, o futebol fica altamente globalizado. Assim, campeonatos como o espanhol, o alemão e o inglês passam a atrair melhores jogadores e, portanto, mais investimentos.

Escândalos atigem a série A

Para piorar a situação, em 2006 veio o escândalo de manipulação de resultados envolvendo dirigentes e árbitros. A Juventus foi punida com rebaixamento e outras sanções foram impostas.

Isso afastou ainda mais patrocinadores e, com menos dinheiro, os clubes perderem muitos craques.

E foi o segundo caso de corrupção no futebol italiano. Em 1980 havia ocorrido outro esquema de manipulação de resultados, ligado a uma loteria ilegal.

Squadra Azzurra em declínio

A Seleção da Itália, campeã das Copas do Mundo de 1934, 1938 e 1982, conquistou o tetracampeonato em 2006. No mesmo ano, a FIFA premiou o zagueiro italiano Cannavaro como melhor jogador do mundo. No entanto, de lá pra cá, a Squadra Azzurra enfrenta grave crise. Saiu na primeira fase nas Copas de 2010 e 2014 e não se classificou para a Copa de 2018.

Caminho de volta?

Hoje a série A da Itália tenta retornar aos melhores momentos, por meio de iniciativas como a contratação do craque Cristiano Ronaldo pela Juventus. Ao lado da Roma, a Juve vem obtendo bons resultados em competições europeias.

Se o futebol italiano vai conseguir um retorno triunfal, para honrar craques de sua história, como Mazzola, Pirlo, Totti, Baresi e Baggio, o tempo dirá.

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram