Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Cidade gaúcha tem registros de 50 mil famílias italianas

A cidade de Nova Palma-RS possui um Centro de Pesquisas Genealógicas com 50 mil famílias italianas registradas, facilitando a busca pela cidadania italiana.

Localizado no interior do Rio Grande do Sul, o município de Nova Palma faz parte da quarta colônia italiana, como é chamada a região que foi o quarto centro de colonização italiana do Estado no século IXX.

Famílias italianas

O Centro de Pesquisas Genealógicas é o único desse tipo no país. O trabalho foi iniciado há cerca de 60 anos pelo padre Luis Sponchiado, que visitava as paróquias da região para conversar com as famílias italianas e registrar informações a seu respeito.

O Centro reúne 140 anos de história da colonização italiana na região, em 69 livros enormes, onde estão os nomes dos imigrantes e seus descendentes, além de documentos, fotografias, recortes de jornal e tudo mais que ajude a contar a história da colonização.

Cidadania italiana

Mantido pela Prefeitura e pela Associação Italiana, o Centro de Pesquisas Genealógicas recebe cerca de 500 pessoas por ano, que buscam informações para resgatar suas origens e também para dar entrada em processo de cidadania italiana.

É um trabalho em constante construção, já que os visitantes aproveitam para deixar nomes, fotos, documentos e demais informações pessoais. Dessa forma, o Centro ajuda a construir e perservar a memória da imigração italiana na quarta colônia.

Museu

O Centro também funciona como um museu, já que guarda relíquias como os passaportes originais das primeiras famílias italianas que foram viver na região.

O Centro de Pesquisas Genealógicas funciona de segundas às sextas, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30. As informações sobre descendência italiana são fornecidas aos interessados apenas pessoalmente ou por carta.

Devido à pandemia de coronavírus, a direção do Centro pede que o primeiro contato dos interessados seja feito pelo telefone (55) 3266-1440 ou pelo e-mail [email protected].

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram