A capital da Itália é uma das cidades mais especiais do mundo, pela sua história e arquitetura milenares. Não à toa, é conhecida como Cidade Eterna.
Na Roma Antiga, o povo italiano acreditava que a cidade existiria para sempre, não importa o que ocorresse com o mundo.
E estavam certos, pois Roma foi palco de conflitos como a conquista da península italiana e as invasões bárbaras, mas segue referência imponente no território europeu.
Cidade das fontes
Na Roma Antiga, a população era apaixonada por água. Inclusive, os romanos eram grandes engenheiros, pois construíram aquedutos e termas famosos e ainda em atividade.
Ao todo, são cerca de 2 mil fontes de água, que permanecem verdadeiras obras de arte, como a Fontana di Trevi, a Fontana della Barcaccia e a Fontana di Quattro Fiumi.
Herança do Império
Quando você caminha por Roma, é impossível não ver as letras SPQR em algum lugar. Essa sigla é a abreviação de Senatus Populusque Romanus, que significa “O Senado e o Povo Romano”.
A sigla era o nome oficial do Império Romano. Por isso, estampa arcos e edifícios históricos. Aliás, ela está presente, ainda hoje, no brasão da cidade.
Capital da Itália contém um país
Roma é tão especial que possui outra cidade dentro dela. É a Cidade do Vaticano, menor país do mundo e único estado independente dentro de uma cidade.
Sua área tem menos de meio quilômetro quadrado. Contudo, é de grande relevância, pois é o onde vive o Papa, líder da Igreja Católica.
O Vaticano também possui atrações turísticas incríveis, como a Basílica de São Pedro, o Palácio e os Jardins do Vaticano, os Museus Vaticanos e a Praça São Pedro.
Roma no cinema
Por ser uma cidade que carrega tanta beleza e história, Roma sempre foi muito celebrada no cinema, em filmes de diretores consagrados, como Satyricon (Federico Fellini), Spartacus (Stanley Kubrick) e Para Roma Com Amor (Woody Allen).
Por tudo isso, a Cidade Eterna não pode ficar fora da lista de qualquer pessoa que deseja conhecer as cidades mais belas e enigmáticas do mundo. Boa viagem!