Superstições na Itália são um pouco mais normais do que no resto do mundo. Os italianos têm várias manias muito curiosas e que são exclusivas do país.
Para nós italianos, por exemplo, o número 17 dá muito azar, ainda mais se cair em uma sexta-feira.
A sexta-feira 17 une o dia da semana em que supostamente Jesus morreu e o número 17, que teria sido o dia em que começou o dilúvio, segundo a bíblia.
Outra explicação para a má sorte do número 17 seria a inscrição em latim VIXI, que significa “Minha Vida Acabou”, que era escrita nas sepulturas na Idade Média. Ao reordenar as letras em latim, elas formam o número 17.
Superstições na Itália sobre o amor
Outra superstição curiosa diz que no dia do casamento precisa chover e o noivo deve levar um pedaço de ferro em seu bolso.
Por outro lado, se uma taça de vinho vira sobre a mesa e o líquido é derramado sobre um casal, ele terá uma vida feliz.
Mas as superstições mais divertidas e que incluem qualquer visitante na Itália são aquelas que precisam ser feitas em monumentos famosos em diversas cidades do país.
Superstições em pontos turísticos:
Fonte de Trevi – Segundo a lenda, jogar uma moeda na Fontana di Trevi garante seu retorno a Roma.
Mas você precisa estar de costas para a fonte e jogar a moeda sobre o ombro. Caso jogue uma segunda moeda, pode fazer um pedido!
Focinho do Javali – Em Florença, no Mercado Novo, existe uma estátua de Javali chamada Il Porcellino.
Você deve esfregar uma moeda de qualquer valor no focinho do javali, colocar em sua língua e, quando soltar, a moeda deve cair de primeira na grade abaixo do javali. Sorte garantida!
Casa de Julieta – É a casa em Verona em homenagem à história de Romeu e Julieta.
Ela tem uma estátua de Julieta e várias superstições de amor. A mais comum é escrever seu nome e de seu amado no muro logo na entrada da casa, para garantir amor eterno.
Quem ainda não tem um amor deve pegar no seio da estátua da Julieta e fazer um pedido. Assim, você encontrará um grande amor!