Toda caminhada começa pelo primeiro passo e o processo de reconhecimento da cidadania italiana não é diferente. Se você sonha em obter seu passaporte italiano e não sabe por onde começar, confira as dicas que a Bendita Cidadania preparou!
A primeira medida para iniciar um processo de cidadania italiana é conseguir a certidão de nascimento do ascendente italiano. Pois é aquele seu parente nascido na Itália, e que teve vários descendentes até chegar a você, que possibilitará a sua dupla cidadania.
E a certidão de nascimento do seu antepassado nascido na Itália possibilitará a montagem da árvore genealógica da família, que chegará até seus pais e finalmente a você.
Onde encontrar os documentos?
Os documentos necessários para você montar a árvore genealógica da família podem ser solicitados nos municípios italianos, chamados de comune, ou pesquisados nos bancos de dados de imigrantes italianos.
Contudo, nem sempre essas informações são fáceis de serem encontradas. Principalmente se você deixar por conta dos funcionários italianos, que realizam um serviço lento, dentro de suas limitações.
Também é importante citar que os registros podem apresentar muitas lacunas, o que pode ocasionar lentidão no processo e gerar gastos adicionais.
Cartórios na Itália
Os cartórios na Itália são chamados de “Uffici di Stato Civile” ou “Comune”. Não deixa de ser um cartório, mas a denominação é diferente.
Eles são responsáveis por registrar os eventos vitais, como nascimentos, casamentos e óbitos. Os cartórios também são responsáveis por emitir certidões, como certidões de nascimento, casamento e óbito.
Os cartórios italianos são geralmente localizados na prefeitura da cidade ou vila. Eles estão abertos ao público durante o horário de expediente normal. Para obter uma certidão, você precisará apresentar um documento de identidade válido e, ocasionalmente, pagar uma taxa.
Os cartórios italianos são uma parte importante da infraestrutura do país. Eles fornecem registros vitais precisos e confiáveis que são usados para fins legais e administrativos.
Registros em igrejas
Como a maioria dos italianos que chegaram ao Brasil nasceram entre 1860 e 1890, uma parte dos registros estão em igrejas, onde eram feitas as certidões antes dos cartórios. Isso porque os registros civis em cartórios iniciaram na Itália em setembro de 1871.
Assim, é necessário descobrir pelo menos o período aproximado do nascimento de seu ascendente italiano.
Consultoria especializada: primeiro passo para conseguir a cidadania italiana
Para auxiliar na busca pelos dados do imigrante italiano, existem também alguns sites especializados. No entanto, nem sempre as pessoas possuem a habilidade ou o tempo necessário para correr atrás de todas as informações.
Sendo assim, contar com uma consultoria especializada e com uma equipe experiente no trabalho de localizar documentos na Itália e preencher todas as lacunas necessárias para um processo bem-sucedido é fundamental!
Por essa razão, a melhor opção é contratar a Bendita Cidadania, que gerenciará todas as etapas do seu processo de cidadania italiana.
Otimize seu tempo e seus recursos. Entre em contato com a Bendita Cidadania e inicie seu processo hoje mesmo!