Os ítalo-brasileiros que estão no caminho para obter sua dupla cidadania têm muitas dúvidas e uma delas é: qual é o prazo de validade do passaporte italiano?
Essa é uma pergunta muito interessante, já que o passaporte italiano traz muitas vantagens e pode levar seu portador a fazer muitos planos a longo prazo, como trabalhar e estudar fora do Brasil.
Quais são as regras do passaporte italiano?
O passaporte italiano é um documento de identificação, utilizado especialmente para as pessoas terem mobilidade internacional.
Esse documento de viagem pode ser emitido dentro da Itália, na Questura, em representação do Governo da Itália, ou no exterior, por meio das entidades e órgãos diplomáticos e consulares.
O passaporte italiano é a principal prova de nacionalidade para seus portadores, pois permite o exercício pleno da cidadania dentro do país.
Atualmente, o passaporte vem com um chip eletrônico para proteger e armazenar informações sensíveis de seu portador, além de revelar seu nome, local e data de nascimento.
Para aumentar a segurança, o passaporte italiano possui marcas d’água, hologramas e letras microimpressas.
Qual a validade do passaporte italiano?
Conforme as diretrizes do Consolato Generale Italiano, existem três diferentes faixas de validade do passaporte italiano, que variam conforme a idade:
- Para os menores de 3 anos, a validade é estabelecida em 3 anos;
- Para os menores de 18 anos, a validade é estabelecida em 5 anos;
- Para os maiores de 18 anos, a validade é estabelecida em 10 anos.
Depois que essas datas são expiradas, o portador precisa solicitar um novo passaporte italiano.
Na Itália, assim como em muitos outros países, as autoridades pedem que o passaporte ainda seja válido por pelo menos seis meses antes da viagem.
Portanto, é comum solicitar um novo documento antes mesmo da data de expiração ter chegado, já que o passaporte precisa ser válido durante todo o tempo de estadia no país.
Em casos emergenciais, é recomendada a solicitação do Documento Provisório de Viagem, também conhecido pela sua sigla ETD – Emergency Travel Document, em que o portador pode realizar uma viagem com retorno ao território italiano, ou sua origem.
Como solicitar um novo passaporte italiano?
Não é prevista a renovação dos passaportes italianos já vencidos. Portanto, no término de sua validade, será necessário solicitar um novo passaporte, como se fosse a primeira emissão.
Para requerer a expedição do passaporte, é necessário estar em dia com a própria documentação no consulado italiano, ou seja, ser cidadão italiano.
Também é necessário estar inscrito no consulado italiano (AIRE) responsável pela sua cidade, que deverá ter todos os seus registros, como eventuais alterações de estado civil, morte de cônjuge, nascimento de filhos menores e alteração de endereço.
O cidadão também pode solicitar um novo passaporte italiano quando as páginas do livreto forem todas carimbadas ou em caso de deterioração que impede o acesso às informações carimbadas ou gravadas.
Mas, para ser possível obter o passaporte italiano, o primeiro passo é requerer a cidadania italiana. Se você ainda não entrou com o pedido, entre em contato agora mesmo com a Bendita Cidadania, para obter todas as orientações necessárias!
Fale com a nossa equipe agora mesmo.