As cidades italianas que merecem ser visitadas são muito variadas. Desde as maiores e mais conhecidas até as menores vilas. Mas algumas são realmente essenciais.
A Itália concentra nas suas cidades, que lá são chamadas de comunas (ou comune, em italiano), toda sua riqueza cultural, como monumentos históricos que são verdadeiros patrimônios da humanidade.
Ainda que seja um país de praias e montanhas belíssimas, desperta paixões pela arquitetura, gastronomia e costumes do povo que vive em suas comunas.
Lembrando que os amantes do inverno devem viajar entre dezembro e março. Por outro lado, os que preferem temperaturas mais amenas, devem se preparar para visitar o país entre os meses de abril e junho.
Além das cidades da lista, obviamente muitas outras devem ser visitadas, como Turim, Pisa, Nápoles, Sorrento, Verona, Siena e tantas outras. Mas consideramos as cinco de nossa lista um ótimo começo.
Cidades italianas que merecem uma visita:
Roma – A capital da Itália oferece atrações como o Coliseu, o Palatino, o Fórum Romano, o Arco de Constantino, a Praça do Capitólio e a Praça Navona. Além disso, a cidade concentra toda a gastronomia italiana em seus inúmeros restaurantes e cafés.
Milão – Capital mundial da moda, Milão reúne as principais grifes do planeta no Quadrilátero da Moda, paraíso para quem ama fazer compras. Destaque também para atrações como a Catedral Milão, terceira maior igreja do mundo, e a Igreja Santa Maria delle Grazie, que abriga o quadro da Última Ceia, de Leonardo da Vinci.
Florença – Essa pequena cidade reúne um clima bucólico e grandes obras de arte. Vale um passeio pela Galleria Dell’Accademia, onde está a escultura de Davi, de Michelangelo. Ou pela galeria Degli Uffizi e seus corredores com esculturas gregas e romanas e pinturas do século XVIII, de artistas como Sandro Botticelli, Caravaggio e Da Vinci.
Veneza – Cidade do amor e dos canais, localizada sobre centenas de ilhas interligadas por pontes. Os passeios de gôndola por suas vielas são obrigatórios, assim como uma visita a Praça São Marcos, ao Palazzo Ducale, com sua arquitetura gótica veneziana, e a Libreria Acqua Alta.
Bolonha – Ponto de partida para quem deseja conhecer o norte da Itália. Cidade da Universidade de Bolonha, a mais antiga da Europa. Um dos principais destinos gastronômicos da Itália, berço do espaguete à bolonhesa, também é conhecida como “cidade vermelha”, por suas fachadas em tom avermelhado.