Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Sobrenomes italianos: confira os mais comuns e seus significados

Muitos sobrenomes italianos são bastante conhecidos no Brasil e em várias partes do mundo. Alguns têm significados e origens bem interessantes.

Um dos mais populares é Rossi. Ele surgiu a partir do latim russus, russo ou russum, que significa avermelhado ou vermelho. Algumas variantes são Russo e Rosso.

No Brasil, é famoso por causa do padre Marcelo Rossi e do cantor Reginaldo Rossi. Na Itália, pelo jogador de futebol Paolo Rossi, campeão mundial em 1982.

Outro sobrenome comum na Itália é Esposito. Associado a crianças que eram deixadas pelos pais biológicos na roda dos expostos. Era uma roda cilíndrica giratória onde os recém-nascidos eram colocados para ficar à disposição de casas de caridade.

Esposito significa exposto ou exposto para a proteção da Madonna (Virgem Maria). Uma atriz famosa com esse sobrenome é Jennifer Esposito.

O sobrenome Romano, outro campeão de popularidade na Itália, significa habitante de Roma ou aquele que nasceu em Roma. É bastante popular no centro e no sul da Itália, com aproximadamente 18 mil famílias.

Já o sobrenome Ferrari vem do latim ferrarius ou ferrum, que significa ferro. Ele é relacionado à profissão de ferreiro ou metalúrgico. O empresário Enzo Ferrari, fundador da fábrica de automóveis Ferrari, tornou o sobrenome uma marca conhecida mundialmente.

Outros sobrenomes italianos muito conhecidos:

Bianchi – Derivado do nome próprio Branca, que significa branco, alvo, cândido. Está relacionado a pessoas pálidas ou até mesmo a regiões com casas brancas.

De Luca – Variante italiana do nome latino Lucas, significa filho de Luca. Seus significados são filho daquele que traz luz ou filho do luminoso. Uma personalidade com esse sobrenome é o apresentador e ator Bruno de Luca.

Bernardi – Possivelmente vem do latim Bernardus ou Bernardinus ou do germânico Baerhard. Junção dos elementos ber (urso) e hart (forte). Portanto, significa forte como um urso. Personalidades famosas: a atriz Paloma Bernardi e a escritora Tati Bernardi.

Ricci – Possivelmente derivado da palavra italiana riccio, que significa encaracolado ou aquele que apresenta cabelos cacheados. Também pode ser derivado de nomes próprios medievais, como Ricciarellus. Uma atriz famosa com esse sobrenome é Christina Ricci.

Santoro – Comum no sul da Itália, é associado a alguém que nasceu no Dia de Todos os Santos. Famoso no Brasil por causa do ator Rodrigo Santoro.

Gonzaga – Pertence a uma família nobre italiana, os Gonzaga de Mântua. É associado à região da Itália chamada Gonzaga. Personalidades famosas: o cantor Luiz Gonzaga e a instrumentista Chiquinha Gonzaga.

Gostou? Quer saber mais sobre a origem da sua família para fazer o processo de cidadania italiana? A Bendita Cidadania tem um time pronto para te ajudar.

Fale agora mesmo conosco.






    Share on twitter
    Share on facebook
    Share on linkedin
    Share on whatsapp
    Share on telegram