Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Receitas italianas de Páscoa: faça seu domingo inesquecível

As receitas italianas de Páscoa não podem faltar na mesa dos descendentes da Velha Bota. Aproveite a data para tornar seu domingo inesquecível.

A Páscoa á uma das datas mais importantes para os cristãos e envolve forte tradição gastronômica, parte importante nas comemorações.

Na Itália, é costume o jejum de carne durante a Quaresma e na Sexta-Feira Santa. Já o domingo de Páscoa pede pratos tradicionais, como o cordeiro, que remete ao “cordeiro de Deus”, como é chamado Jesus Cristo.

Entre as sobremesas, destaque para os tradicionais ovos de chocolate e para a colomba pascal, uma das protagonistas nas mesas dos italianos.

Confira algumas receitas italianas de Páscoa:

Torta Pasqualina – Torta com camadas de massa folhada recheada com queijo e espinafre, que pode ser substituído por alcachofras. Essa receita era preparada no passado para celebrar a primavera e o despertar da natureza. Veja a receita aqui.

Torta Pasqualina

Pizzetta – Petisco popular nas entradas durante a Páscoa, por ser simples de preparar. Basta usar uma massa folhada cortada em quadrados, recheá-la com molho de tomate e muçarela e levá-la ao forno. Veja a receita aqui.

Pizzetta

Lasanha com ragu de cordeiro – No feriado, a famosa massa italiana ganha versão pascal. Nessa receita, o ragu clássico é substituído por carne moída de cordeiro. Veja a receita aqui.

Lasanha com ragu de cordeiro

Cannelloni – Os cannelloni clássicos são recheados com um mix de carne e linguiça e acompanhados pelo sabor suave do molho bechamel. A versão vegetariana pode ser preparada com espinafre, abobrinha e berinjela. Veja a receita aqui

Cannelloni ao molho bechamel

Costeleta de cordeiro – Prato muito tradicional nas mesas de Páscoa na Itália. A carne pode ser preparada segundo o gosto do cozinheiro, mas as formas mais comuns são frita, assada no forno ou na churrasqueira. Veja a receita aqui.   

Costeleta de cordeiro

Tiramisù de colomba – Clássica sobremesa italiana à base de café, mas adaptada para a Páscoa. Nessa versão, os biscoitos são substituídos por uma base de colomba pascal embebida em café ou licor. No entanto, o mascarpone continua presente, assim como o cacau polvilhado. Veja a receita aqui.  

Tiramisù de colomba

Colomba – Bolo de Páscoa mais popular na Itália. A massa é assada em forma de pomba, para simbolizar a paz, e leva farinha, ovos, açúcar, fermento natural e manteiga. A cobertura é feita com açúcar e amêndoas. Veja a receita aqui

Colomba pasqual

Pinsa – Espécie de pão aromatizado com casca de limão e laranja. Segundo a tradição, deve ser servido com uma fatia de presunto para marcar o fim do jejum na Sexta-feira Santa. Veja a receita aqui.  

Pinsa romana

Cassata – A versão tradicional leva pão de ló, ricota, amêndoas e frutas cristalizadas. As porções individuais do bolo são chamadas de cassatine. Veja a receita aqui

Cassata siciliana

 

Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram