doces italianos
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Doces italianos: delícias para celebrar o Dia do Chocolate

Os doces italianos fazem parte da fama da gastronomia do país. Confira receitas famosas para celebrar o Dia Mundial do Chocolate, comemorado em 7 de julho.

Essa data foi escolhida para comemorar o tão amado chocolate porque foi por volta de 7 de julho que ele chegou ao continente europeu, no século XV. Desde então, passou a ser utilizado de diversas maneiras na culinária dos países da região.

Os mais populares doces italianos

O mais famoso doce italiano, o tiramisù, possui diversas interpretações, mas o chocolate sempre está entre os principais ingredientes de sua receita. Além disso, essa sobremesa leva café, queijo e mascarpone.

Tiramisù

Outro doce muito popular no país é o sorvete fabricado no estilo italiano, o gelato. A receita pede ingredientes simples, que formam uma base líquida, composta por água, leite, açúcar e o sabor desejado. E, se o sabor for chocolate, as opções são muito variadas.

Delícia doce em formato de salame

Um doce italiano muito apreciado nas regiões da Emília-Romanha e de Piemonte é o salame de chocolate. Essa sobremesa é feita de chocolate com pedaços de biscoito e, como diz o nome, modelada em formato de salame. A receita inclui ingredientes como manteiga, ovos, nozes, amêndoas e avelãs.

Salame de chocolate

O salame de chocolate deu origem a outro doce, chamado de palha italiana. Ela é uma releitura do original, com a diferença de levar leite condensado em sua receita.

Primo do sonho, cheio de chocolate

O bomboloni é um doce italiano primo do sonho brasileiro. A sua massa é bastante parecida, inclusive com outro doce, que poderia ser o primo norte-americano, o donuts, mas sem o buraquinho no meio. O bomboloni geralmente é recheado com creme de confeiteiro, mas fica delicioso com chocolate ou creme de avelã.

Bomboloni

Por fim, outro famoso doce italiano que pode ser preparado com chocolate é o cannolo (cannoli, no plural). Esse doce é uma massa frita em formato de tubo, que pode ser recheado com um creme à base de chocolate e diversos outros sabores, como baunilha, frutas cristalizadas, limão, vinho e o que mais a imaginação mandar.

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram