Museu da Imigração lança ebook para auxiliar pesquisa

O Museu da Imigração lançou um livro digital para auxiliar pesquisa no acervo da instituição. O material reúne mais de dez mil publicações, 250 mil imagens, além de entrevistas e objetos.

O projeto atende uma demanda de pessoas que pesquisavam informações genealógicas, mas não sabiam por onde começar ou desconheciam a finalidade dos documentos, que, muitas vezes, servem para o processo de cidadania.

O material do Museu da Imigração

A publicação, desenvolvida pela equipe de pesquisa, apresenta etapas e caminhos ideais a serem seguidos, além de dados sobre a trajetória da Hospedaria de Imigrantes do Brás.

Além disso, traz explicação de cada item do registro de matrícula, resumo dos outros campos de busca existentes nessa plataforma, entre outros.

Entretanto, para fazer o download do ebook do Museu da Imigração é necessário acessar o site e preencher um pequeno formulário.

De acordo com o coordenador do ebook, Henrique Trindade, a publicação traz detalhes sobre períodos relacionados a processos migratórios, além de dicas sobre como buscar nomes, sobrenomes e o destino de famílias depois do desembarque em portos do país.

A estimativa é que 80% do acervo seja de italianos, mas também há informações de outras nacionalidades – incluindo a história de um austríaco que sobreviveu ao naufrágio do Titanic e veio ao Brasil em 1924.

Fachada do Museu da Imigração, em Sao Paulo. Foto: Reprodução

O download do livro digital é gratuito e feito no site do Museu da Imigração; o acervo também pode ser visto presencialmente mediante pagamento de 10 reais por ingresso.

Baixar o ebook