Treviso
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Treviso, a ‘Pequena Veneza’, é pura história

A cidade de Treviso, na região do Vêneto, na Itália, tem como curiosidade a quantidade de canais, que lembram Veneza, capital dessa região.

Inclusive, Treviso é conhecida como Pequena Veneza, pois seus canais e pontes possuem visual muito semelhante ao que é visto na “Veneza original”, que fica a 40 quilômetros de distância, com a vantagem de não ser tão lotada de turistas.

Um dos canais mais bonitos é o Buranelli. É um canal pequeno, rodeado por casas coloridas. Também possui um pórtico e uma ponte, tornando o cenário bem romântico.

A cidade passou por governantes de diversas nações, até passar a integrar o Reino da Itália no início do século 19, e hoje é um polo industrial importante.

Treviso reúne empresas de diferentes segmentos, incluindo a gigante da moda Benetton, marca conhecida em todo o mundo, que foi criada e tem sede na cidade.

Cidade cheia de monumentos medievais

Assim como em boa parte da Itália, esse lado moderno convive com a parte histórica do país, já que a cidade mantém muitas construções medievais repletas de história, como o edifício Loggia dei Cavalieri, símbolo do poder político dos nobres em 1277.

A cidade de Treviso, que hoje tem pouco mais de 80 mil habitantes, mantém ainda no coração da cidade a Piazza dei Signori, onde se encontram os principais palácios, como o Palazzo dei Trecento, erguido em 1185, o Palazzo del Podestà e a Torre Comunale.

Treviso, a cidade pintada

Treviso também ficou conhecida ao longo dos anos como a “cidade pintada”, pois no século 12 não havia mármore ou outros tipos de pedras na região. Assim, virou costume pintar as fachadas das casas.

Isso resultou em afrescos incríveis e decorações diversificadas. Entretanto, no período da Segunda Guerra Mundial, bombardeios atingiram a cidade. 

Por isso, a maioria dos edifícios históricos, com afrescos, foram destruídos. Contudo, ainda hoje, é possível encontrar alguns remanescentes.

Treviso e os brasileiros

Diversos imigrantes da Itália que chegaram ao Brasil vieram de Treviso. Por isso, muitos descendentes de italianos têm vontade de conhecer esse lugar. Essa é uma forma de conhecer a história dos seus ascendentes

Na Piazza dei Signori há uma placa com vários nomes que prestam homenagem a todas as pessoas que perderam suas vidas em combate na guerra. Esse é um dos monumentos mais procurados, pois muitos visitantes encontram seu sobrenome entre os nomes dos diversos heróis ali lembrados.

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram