Treviso

Treviso, a ‘Pequena Veneza’, é pura história

A cidade de Treviso, na região do Vêneto, na Itália, tem como curiosidade a quantidade de canais, que lembram Veneza, capital dessa região.

Inclusive, Treviso é conhecida como Pequena Veneza, pois seus canais e pontes possuem visual muito semelhante ao que é visto na “Veneza original”, que fica a 40 quilômetros de distância, com a vantagem de não ser tão lotada de turistas.

Um dos canais mais bonitos é o Buranelli. É um canal pequeno, rodeado por casas coloridas. Também possui um pórtico e uma ponte, tornando o cenário bem romântico.

A cidade passou por governantes de diversas nações, até passar a integrar o Reino da Itália no início do século 19, e hoje é um polo industrial importante.

Treviso reúne empresas de diferentes segmentos, incluindo a gigante da moda Benetton, marca conhecida em todo o mundo, que foi criada e tem sede na cidade.

Cidade cheia de monumentos medievais

Assim como em boa parte da Itália, esse lado moderno convive com a parte histórica do país, já que a cidade mantém muitas construções medievais repletas de história, como o edifício Loggia dei Cavalieri, símbolo do poder político dos nobres em 1277.

A cidade de Treviso, que hoje tem pouco mais de 80 mil habitantes, mantém ainda no coração da cidade a Piazza dei Signori, onde se encontram os principais palácios, como o Palazzo dei Trecento, erguido em 1185, o Palazzo del Podestà e a Torre Comunale.

Treviso, a cidade pintada

Treviso também ficou conhecida ao longo dos anos como a “cidade pintada”, pois no século 12 não havia mármore ou outros tipos de pedras na região. Assim, virou costume pintar as fachadas das casas.

Isso resultou em afrescos incríveis e decorações diversificadas. Entretanto, no período da Segunda Guerra Mundial, bombardeios atingiram a cidade. 

Por isso, a maioria dos edifícios históricos, com afrescos, foram destruídos. Contudo, ainda hoje, é possível encontrar alguns remanescentes.

Treviso e os brasileiros

Diversos imigrantes da Itália que chegaram ao Brasil vieram de Treviso. Por isso, muitos descendentes de italianos têm vontade de conhecer esse lugar. Essa é uma forma de conhecer a história dos seus ascendentes

Na Piazza dei Signori há uma placa com vários nomes que prestam homenagem a todas as pessoas que perderam suas vidas em combate na guerra. Esse é um dos monumentos mais procurados, pois muitos visitantes encontram seu sobrenome entre os nomes dos diversos heróis ali lembrados.