pavia
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Pavia, ex-capital da Itália, e Cidade das 100 Torres

A comuna de Pavia, na região da Lombardia, já foi capital da Itália, e palco de muita história nos palácios que até hoje enfeitam suas ruas.

Localizada na província de mesmo nome, distante 35 quilômetros ao sul de Milão, Pavia – ou Padova, em italiano – pode ser considerada uma comuna grande, já que possui mais de 70 mil habitantes.

Essa cidade, que foi fundada pelos romanos com o nome de Ticinium, por ser cortada pelo rio Ticino, foi capital do Reino Lombardo. Isso durante o processo de unificação da Itália, no Século VI.

Riqueza e profusão de torres

Pavia ficou conhecida como Cidade das 100 Torres porque era lar de numerosas famílias muito ricas e com muita influência política. Para demonstrar seu prestígio, elas disputavam com seus vizinhos construindo torres cada vez mais altas.

Castelo em Pavia

A comuna de Pavia era tão importante que vários reis foram coroados na Basília de San Michele, incluindo o lendário Frederico Barbarossa, imperador do Sacro Império Romano-Germânico no Século XI.

Outra atração de Pavia é a Basílica de São Pedro, onde se pode visitar o túmulo com as relíquias de Santo Agostinho, que recebeu até mesmo a visita do Papa Bento XVI, para comemorar os 750 anos de fundação da Ordem de Santo Agostinho.

Atrações histórias e culturais

Um dos sinônimos de riqueza e poder de Pavia era a família Gian Galeazzo Visconti, que segue imortalizada no Castelo de Visconteo. A construção abriga museu, biblioteca e outros equipamentos culturais.

O Mosteiro de Pavia em italiano: Certosa di Pavia é um mosteiro de Cartuxos

Para se ter ideia da influência dos Visconti, quem cuidava da biblioteca da família era o famoso poeta Francesco Petrarca, considerado fundador do Humanismo e de grande importância no desenvolvimento da língua italiana moderna.

Universidade e romantismo

Um dos maiores orgulhos dos moradores dessa cidade italiana é a sua universidade, uma das mais antigas da Itália, construída por volta do ano 850 depois de Cristo e em plena atividade até os dias atuais.

Interior da Universidade de Pavia

Para os turistas, uma das atrações que mais chama atenção é a Ponte Coberta, onde casais colocam cadeados com seus nomes em busca do amor eterno. Da ponte se tem uma visão das águas límpidas do rio Ticino, complemento perfeito para o clima de romantismo dos visitantes.

Pavia conta co inúmeros produtos de origem controlada e protegida
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram