San Marino é um país dentro da Itália. Sim, um dos menores e o mais antigo país do mundo é um enclave cercado de território italiano por todos os lados.
Com apenas 61 quilômetros quadrados, o país tem cerca de 30 mil habitantes. Sua capital é a cidade de San Marino, onde estão os principais pontos turísticos.
A República de San Marino é um dos microestados europeus, ao lado de Liechtenstein, Vaticano, Mônaco, Andorra e Malta. Sua população é a menor de todos os membros do Conselho da Europa.
San Marino, um país milenar dentro de outro
Fundado no ano de 301 d.C. e com sua constituição reconhecida pelo papa em 1.600, esse país fica a apenas 40 minutos da cidade italiana de Rimini e faz fronteira com as províncias italianas Emília-Romanha e Marcas.
Seu território é montanhoso, incrustado no monte Titano, ramificação dos Apeninos. O país foi fundado pelo diácono Marino, um pedreiro nascido na Dalmácia que se estabeleceu no monte Titano e torno o local seu refúgio, principalmente contra a perseguição do Imperador Diocleciano aos cristãos.
Ruas de pedra e monumentos maravilhosos
A capital San Marino é considerada Patrimônio Mundial da Unesco, principalmente devido ao seu centro histórico. O país é dividido em nove cidades e a capital – Città di San Marino – é a mais visitada pelos turistas.
A cidade tem ruelas estreitas feitas de pedra e cheias de estabelecimentos comerciais. Entre as atrações estão as vistas inesquecíveis e monumentos como o Castello della Guaita, onde se encontra a mais alta e antiga torre do país.
Outros destaques são a Basílica de San Marino e o Castello de La Fratta, que abriga o Museu de Armas e a conhecida Segunda Torre.
Dois países em uma breve viagem
Todos os visitantes que forem à Itália e tiverem oportunidade de conhecer San Marino terão a sensação única de andar pela mais antiga nação do mundo. Apesar de ser uma nação independente, o país divide com a Itália a beleza e a rica história de seu território.