As canções italianas são tão típicas do país quanto a pizza ou os vinhos. Famosa pela música clássica, a Itália tem obras de diversos outros estilos.
Muitas canções criadas na Itália ganharam versões brasileiras e fizeram sucesso no Brasil.
E os estilos são bem variados. Vão desde a romântica Fascinação, gravada por Elias Regina, até o axé Eva, passando pelo sucesso infantil Pintinho Piu.
Música da Itália vai além das canções tradicionais
Além da ópera, da música erudita, da tarantella e das canções italianas clássicas, a Itália ajudou a desenvolver outros gêneros musicais.
A banda Premiata Forneria Marconi, por exemplo, não pode faltar na coleção dos fanáticos pelo rock progressivo da década de 1970.
Atualmente, gêneros como reggaeton, funk e estilos latinos em geral têm muito espaço na Itália, com artistas como Takagi & Ketra, o rapper J-Ax e a dupla Benji & Fede.
Outros grupos, como o Il Volo, misturam o canto dos tenores com sonoridade pop, criando o pop clássico.
Confira algumas canções italianas clássicas:
Volare! – Assim ficou conhecida a canção Nel Blu Dipinto Di Blu, do cantor Domenico Modugno. Ganhou um Grammy em 1958 e, anos depois, ficou famosa na versão do grupo Gipsy Kings.
O Sole Mio – Música do século 19 interpretada por vários cantores ao longo dos anos, inclusive por Luciano Pavarotti. Mais recentemente, voltou a se destacar com o grupo italiano Il Volo.
Datemi Un Martello – Essa canção virou cartão de visitas da cantora Rita Pavone no Brasil. Fez enorme sucesso no país na década de 80 e ganhou até mesmo uma versão infantil do grupo mineiro Pato Fu.
La Mia Storia Tra Le Dita – Clássico italiano da década de 90, do cantor Gianluca Grignani. Ganhou até versão em português pela cantora Ana Carolina, batizada como Quem De Nós Dois.
La Solitudine – Maior sucesso até hoje da cantora Laura Pausini, foi lançada quando ela tinha 19 anos, em 1993. Na época, Laura veio ao Brasil para se apresentar em programas de TV e casas de shows por todo o país.
Bella Ciao – Uma das músicas italianas mais famosas dos últimos tempos, por fazer parte da trilha sonora da série La Casa de Papel. A canção era símbolo da resistência contra o fascismo na Itália, na Segunda Guerra Mundial.