Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Invenções italianas vão muito além do que podemos imaginar

As invenções italianas são muitos variadas e algumas bem surpreendentes. A Itália deu ao mundo diversos objetos que facilitaram as nossas vidas.

A invenção mais conhecida talvez seja mesmo a pizza. Sim, a massa era consumida pelos gregos e existem registros de babilônios e hebreus manipulando o alimento antes dele chegar a Itália.

Mas os italianos inventaram a forma e os sabores. A pizza Margherita, por exemplo, uma das mais antigas, foi criada em 1889 por Raffaele Esposito, em Nápoles, para celebrar a visita da rainha Margherita de Savóia. Para não haver dúvidas, as cores dos ingredientes, manjericão, muçarela e tomates, remetem à bandeira da Itália.

Outra das invenções italianas é um dos instrumentos musicais mais conhecidos e amados do mundo: o piano. Seu inventor foi Bartolomeu Cristofori, um construtor de cravos, instrumento que inspirou o piano. O primeiro piano foi apresentado em 1709, em Florença.

Outras grandes invenções italianas:

Pila di Volta (Pilha) – O físico e químico Alessandro Volta lançou em 1800 o primeiro gerador de energia elétrica chamado pilha. A invenção ganhou fama internacional e honras. Em 1801, o inventor explicou o funcionamento da pilha no Institut de France, em Paris, na presença de Napoleão Bonaparte.

Telefone – Em 1849, Antonio Meucci inventou o primeiro telegrafo parlante. A autoria do invento foi disputada durante anos entre os italianos Meucci e Innocenzo Manzetti. O inventor Graham Bell chegou a ser considerado pai da telefonia, porque trabalhou com Meucci e obteve antes a patente. Porém, em 2002 o Congresso dos Estados Unidos proclamou Meucci o verdadeiro inventor do telefone.

Vespa – O veículo scooter é um dos símbolos da Itália. O primeiro modelo foi a lendária Vespa, lançada em 1946 pelo empresário Rinaldo Piaggio e projetada pelo engenheiro Corradino d’ Ascanio. Graças ao design original e facilidade de pilotar, a Vespa foi sucesso mundial. Mais de 17 milhões de unidades já foram vendidas.

Microship – O inventor do microchip foi o físico italiano Federico Faggin. Na década de 1970 ele foi morar nos Estados Unidos, onde foi contratado pela Intel. Em 1971 liderou o desenvolvimento do Intel 4004, primeiro microprocessador do mundo.

MP3 – O MP3 foi inventado no final dos anos 90 por uma equipe de pesquisadores internacionais, liderada pelo engenheiro italiano Leonardo Chiariglione. O mundo nunca mais foi o mesmo sem essa ferramenta capaz de comprimir grande quantidade de música, com perdas quase inaudíveis.

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram