Diretores italianos conferem classe ao mundo do cinema

Os diretores italianos ocupam lugar de destaque no cinema mundial. Qualquer cinéfilo já se rendeu a obras de gênios como Fellini, Antonioni ou Bertolucci.

A Itália é o país mais premiado com o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro.

São 14 premiações, além de 3 conquistas no Oscar Honorário e 31 nomeações para o Oscar. Os filmes italianos também conquistaram diversos prêmios em outros festivais importantes, incluindo Palmas de Ouro, Leões de Ouro e Ursos de Ouro.

Essa consagração se deve ao talento e carisma dos atores e atrizes da Itália, mas principalmente à genialidade dos diretores italianos.

Não é fácil o consenso em listas. Alguns nomes são obrigatórios e outros menos conhecidos, mas também conquistaram corações dos amantes da sétima arte.

Confira nossas escolhas a seguir, mas não deixe de buscar também filmes de diretores como Sergio Leoni, Dario Argento, Roberto Rossellini, Luchino Visconti, Pier Paolo Pasolini e Roberto Benigni, entre outros.

Diretores italianos que você precisa conhecer:

Federico Fellini – Um dos maiores cineastas da história e melhor diretor italiano de todos os tempos. É o nome que encabeça todas as listas, quando se trata de cinema italiano. Para saber o motivo, basta assistir a uma de suas obras, como Amarcord, A Doce Vida, Oito e Meio ou As Noites de Cabíria.

Michelangelo Antonioni – Uma vez que você embarca em seu universo de sensibilidade, vai se apaixonar por sua obra. Influenciou autores mundo afora, inclusive norte-americanos. É diretor de filmes como A Aventura, A Noite, Blowup – Depois Daquele Beijo e Profissão: Repórter.

Vittorio De Sica – É um diretor e ator italiano, conhecido pelo filme Ladrões de Bicicleta, uma das obras mais doces e tristes do cinema. Também dirigiu As Mulheres, filme responsável pela conquista do Oscar por Sophia Loren. Destaque também para Umberto D e Os Girassóis da Rússia.

Bernardo Bertolucci – Diretor de obras populares e com visual deslumbrante, como O Último Imperador, um dos mais bem sucedidos filmes de diretores italianos, ganhador de nove Oscars, incluindo Melhor Filme e Melhor Diretor. Sua obra inclui O Último Tango em Paris, O Conformista, O Céu Que Nos Protege e Os Sonhadores.

Giuseppe Tornatore – Diretor jovem em relação aos demais da lista, Tornatore se consagrou com Cinema Paradiso, verdadeira carta de amor aos amantes do cinema. Outro destaque de sua filmografia é Estamos Todos Bem, em que dirige Marcello Mastroianni. Algumas trilhas sonoras de seus filmes foram criadas por Ennio Morricone, mágico em seu ofício.