Sicilia

Sicília reúne beleza, história e sabores inesquecíveis

A Sicília é uma região autônoma da Itália e a maior ilha do Mediterrâneo. Suas paisagens, monumentos históricos e gastronomia atraem milhares de turistas.

Com 5 milhões de habitantes e quase 26 mil quilômetros quadrados, a Sicília fica somente a 3 quilômetros do restante do continente. Sua capital é Palermo, quinta maior cidade da Itália, com 660 mil habitantes.

A língua oficial da Sicília é o italiano, mas praticamente todos os moradores falam também o siciliano, língua também falada em partes das regiões da Calábria e da Puglia.

Sicília mostra contrastes no povo e nas paisagens

A Sicília é uma região muitas vezes áspera, de um povo fechado e seco como suas paisagens rochosas, mas ao mesmo tempo cheio de uma esperança que brilha como as águas dos mares que cercam a ilha.

Suas tradições remetem aos monumentos romanos transformados nas ruínas de seus sítios arqueológicos e também às histórias da máfia e às procissões de fiéis ardorosos.

Villa Palagonia em Bagheria no Conca d’Oro

Pratos típicos sicilianos se espalharam pelo mundo

Entre os pratos típicos da ilha estão a Caponata, prato a base de berinjelas refogadas no molho agridoce de tomates, e a Pasta alla Norma, massa com molho de berinjelas fritas, tomate e manjericão fresco, finalizada com ricota salgada.

Além disso, foi na Sicília que nasceram os Canolli, um dos doces italianos mais típicos. São tubos de massa crocante recheados com creme de ricota. A Sicília também é o quarto maior produtor de vinhos da Itália.

Vulcões, praias e monumentos milenares

A Sicília é cercada por três mares diferentes, o Tirreno (norte), o Mediterrâneo (oeste e sul) e o Jônico (leste). A ilha também é conhecida por seus vulcões, principalmente o Etna e o Stromboli, ativos até hoje.

Entre as suas praias mais bonitas estão Marinello, São Vito Lo Capo, Caldura e Mondelo.

Os destaques de Palermo são a Catedral de Palermo, construção de 1185; o Teatro Massimo, de 1864, segundo maior anfiteatro de ópera da Itália, onde foram filmadas cenas do filme O Poderoso Chefão, e o Palácio Real de Palermo, residência real dos Normandos na época em que dominaram a Sicília.

Visitar a Sicília é testemunhar uma Itália diferente e ao mesmo tempo tão típica em seus contrates e belezas. Para saber como morar nessa ou em qualquer outra região da Velha Bota, fale com a Bendita Cidadania, que vai te ajudar a conquistar esse sonho.