Sardenha: ilha do mediterrâneo é um paraíso na Itália

A Sardenha é imperdível para visitantes ou moradores da Itália. Praias deslumbrantes, paisagens inesquecíveis e comida maravilhosa fazem da região um paraíso.

Segunda maior ilha do Mediterrâneo, a Sardenha fica a oeste da península itálica, ao sul da Córsega e ao norte da Tunísia, entre o mar Tirreno e o mar da Sardenha.

A região recebeu o estatuto de autonomia especial em 1948, semelhante à região do Vêneto. Além da autonomia administrativa, o estatuto protege particularidades linguísticas e culturais da Sardenha.

Separada do continente por 200 quilômetros de mar, a Sardenha recebe uma multidão de turistas todos os anos, atraídos pelas praias de água transparente e paisagens de cair o queixo.

Cala Goloritzé, Sardenha

A Sardenha possui oito províncias: Cagliari, Sassari, Nuoro, Oristano, Ólbia-Tiempo, Ogliastra, Carbonia-Iglesias e Medio Campidano.

As línguas mais faladas na região são o italiano e o sardo, língua românica mais próxima do latim.

Comidas e passeios inesquecíveis na Sardenha

Algumas comidas típicas são o pecorino sardo, queijo feito com leite de ovelha suave, o pane carasau, pão fininho crocante, influência da cultura árabe, e o malloreddus, espécie de nhoque de sêmola preparado com linguiça, açafrão, queijo pecorino e molho ao sugo.

Entre os destaques estão o arquipélago La Maddalena, o passeio de lancha para as Calas Mariolu e Gloritze e as praias da Costa Esmeralda, com destaque para a praia del Principe e Cala Moresca.

Praia do Príncipe, Sardenha

Os visitantes também podem contemplar o pôr do sol no Beach Club Phi Beach ou passear nas praias La Pelosa, Rosa e San Teodoro. O Golfo di Orosei tem 32 quilômetros de praias e grutas acessíveis somente pelo mar.

Tradições de uma região milenar

Entre uma praia e outra, é possível esbarrar nas tradições milenares da região, como as ovelhas pastando ou um grupo de viúvas vestidas de preto da cabeça aos pés.

Bosa, na província de Nuoro

A cidade de Alghero, a oeste de Porto Cervo, foi dominada pelos catalães na Idade Média e preserva placas em italiano e catalão. Os cardápios conservam a paella e as águas cristalinas seguem o alto padrão da região.

Essas são dicas se somam às descobertas particulares de cada visitante, já que cada pedaço dessa ilha é um verdadeiro convite à contemplação.