Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Calábria, região de belas praias, boa comida e muita história

A região da Calábria fica bem ao Sul da Itália, na “ponta da bota”. Além dos monumentos históricos, essa região se destaca pelas praias e pela boa comida.

Com pouco mais de 15 mil quilômetros quadrados, a Calábria faz divisa com a região da Basilicata ao norte, mar Tirreno a oeste e mar Jônico a leste. É separada da Sicília, ao sul, pelo estreito de Messina.

A região tem pouco mais de 2 milhões de habitantes e sua capital é Catanzaro, comuna com 93 mil habitantes.

Já as províncias da Calábria são cinco: Catanzaro, Cosenza, Crotone, Reggio di Calabria e Vibo Valentia.

Cidades de beleza, história e boa comida

Uma das cidades mais lindas da Calábria é Tropea, localizada em uma espécie de terraço natural, a 70 metros acima do mar.

Tropea, Calábria

A cidade é caracterizada pelo centro histórico medieval, além de muralhas e torres.

Outra cidade de destaque é Cosenza, com sua Catedral de Santa Maria Assunta, além do centro histórico cheio de bares, restaurantes e construções milenares.

A gastronomia da Calábria se destaca pelos sabores picantes, a base de carne de porco, além dos peixes e legumes em conserva. Destaque também para queijos, doces, sorvetes, licores e vinhos.

Montanhas, colinas e praias

A região da Calábria é uma longa e estreita península, formada em sua maior parte por montanhas e colinas.

Em seu litoral, a Calábria possui praias encantadoras, de areia fina e águas cristalinas, garantia de bons passeios para os turistas.

Principais praias da Calábria:

  • Caminia – Trecho da costa do mar Jônico chamada de Costa Saraceni, fica entre duas falésias que caem da colina com vista para o mar. O mar é sempre cristalino, uma verdadeira lagoa.
  • Capo Rizzuto – Praia cercada por um espetáculo ambiental. O mar maravilhoso e a proximidade de importantes locais históricos fazem dessa praia uma das áreas mais fascinantes do Mediterrâneo.
  • Capo Vaticano – Uma das mais belas praias do mundo. Possui um mar azul-turquesa e pequenas praias espalhadas ao longo da costa do Mediterrâneo, com acesso somente por barco ou trilha.
  • Tropea – Praia de areia branca, mar cristalino, paisagens deslumbrantes e uma costa única. Um dos mais belos destinos turísticos da Europa e certamente uma das mais belas praias da Calábria.
  • Soverato – Considerada a atração turística mais importante da costa do mar Jônico, por sua praia de areia branca, suas águas azuis e claras e um fundo do mar visível mesmo em grandes profundidades.
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram