Cidadania italiana para Trentino
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Tipos de processo: cidadania italiana para Trentino

Está na dúvida sobre como funciona a cidadania italiana para quem nasceu de um ascendente Trentino?

Antes de ter essa resposta, conheça um pouco sobre a história da região.

A região foi anexada á Itália em 1920. Dessa forma, as pessoas que nasceram antes desse ano são vistas como imigrantes pelo governo italiano.

Por que é difícil solicitar a cidadania italiana para Trentino?

Trentino é uma província autônoma localizada na região nordeste da Itália. Ela tem uma cultura muito próxima a dos romanos e demais cidades italianas.

Entretanto, a região se separou da Itália em 1867 para ser integrada ao Império Austro-Húngaro. Essa separação durou quase um século e a região só voltou a fazer parte da Itália no final da Primeira Guerra Mundial em 1920.

Então, quem nasceu em Trentino o direito de ter cidadania só voltou após a retomada. No entanto, muitas famílias encontram dificuldade para fazer o processo e principalmente por conta da falta de documentação.

A região teve uma grande emigração durante os anos da primeira guerra, e a Itália passou a considerar os habitantes do local como imigrantes.

Até hoje isso impossibilita que os descendentes de trentinos possam dar entrada no pedido de cidadania, por mais que seus pais tivessem um longo histórico de vida na região.

Cidadania italiana para trentinos hoje

Os descendentes de imigrantes de Trento podem solicitar a cidadania. Isso, desde que se tenham nascidos depois de 1920. Ou seja, quando a região voltou a pertencer à Itália.

Então, os grupos políticos e cidadãos estão sempre pressionando o governo para poder reconhecer o direito dos emigrantes trentinos.

Dessa forma, entre os anos 2000 e 2010 a Itália atenuou a legislação, e assim, permitindo que os emigrantes nascidos antes de 1920 dessem entrada no pedido de cidadania. Porém, essa abertura durou somente até dezembro de 2010.

Atualmente é muito difícil que os filhos de emigrantes trentinos consigam sua cidadania. Entretanto, é importante contar com a consultoria da Bendita Cidadania, uma empresa experiente na legislação italiana para analisar o seu caso.

Então, entre em contato agora mesmo e tenha uma consultoria para o seu caso.

Veja a lista de cidades italianas que impedem a cidadania italiana para descendentes trentinos.

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram