Tipos de processo linha materna
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Tipos de processo: linha materna

Se você tem dificuldade para conseguir a sua cidadania italiana pela linha materna, fique tranquilo, aqui você encontra importantes dicas.

Esse é um problema muito comum para os filhos de mães italianas que nasceram antes de 1948. Você pode assegurar os seus direitos. Então, um dos caminhos é via judicialmente.

Não perca mais tempo e resolva logo as suas dúvidas. Aqui, você encontra dicas para que essa questão. Assim, não correndo o risco de não ter a cidadania.

Histórico da cidadania italiana pela linha materna

Para ter a cidadania italiana pela linha materna deve-se seguir a lei que vigorou no país até 1983. Basicamente, essa legislação não dava a permissão de ter direito de igualdade entre os gêneros.

Já que ela só consentia que filhos, netos e descendentes de italianos tivessem direito à cidadania. Dessa forma, caso você fosse descendente de uma mulher italiana, não poderia entrar com o pedido no consulado.

Então, isso mudou a partir de 1983. Pois, filhos de italianas receberam o direto de ser cidadãos. Contudo, a mudança na legislação não ajudou as pessoas que nasceram antes de 1948.

Nesse tempo a cidadania das italianas não era reconhecida pelo Estado. Por isso, os filhos também não tinham a possibilidade de se tornarem cidadãos do país.

Em 2007 esse cenário começou a mudar. Ocorreu que mais de 300 pedidos pela linha materna foram aceitos nos tribunais da Itália.

Cenário atual

Atualmente, os filhos nascidos antes de 1948 têm mais facilidade para ter a sua cidadania italiana, diferente das descendentes mulheres. Porém, muitas pessoas acabam desistindo do processo por conta da desinformação.

Por isso é tão importante contar com uma consultoria especializada da Bendita Cidadania que irá te guiar na jornada. Dessa forma, você conseguirá a cidadania italiana pela linha materna sem estresse com todo procedimento.

É importante contar com a assessoria jurídica da Bendita Cidadania durante o processo. Assim, você poderá lutar pelos seus direitos no tribunal e terá a sua cidadania reconhecida.

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram