Decálogo da busca de certidões: Está preparando a pasta de documentos para iniciar o seu processo de cidadania? Então se prepare para encontrar com alguns cartórios que vão te tirar a paciência.
Veja algumas dicas de Daniel Taddone, um dos maiores especialistas do tema cidadania italiana:
Decálogo da busca de certidões em cartórios brasileiros
1) Cartórios fazem buscas mal e porcamente;
2) Cartórios só fazem buscas nos índices;
3) Os índices são sempre falhos e e cheios de lacunas no Decálogo da busca de certidões;
4) Muitas vezes o italiano (ou seu filho) está assinalado no índice com Sobrenome + Nome (Marturano João e não João Marturano);
5) Muitas vezes o italiano (ou seu filho) está assinalado no índice com o nome italiano: Giovanni em vez de João, Ugo em vez de Hugo;
6) Grande parte dos cartórios de registro civil foram microfilmados e vocês mesmos podem fazer a pesquisa em MICROFILME nos centros de história da família (CHF) da Igreja Mórmon.
7) Nunca confiar em informação de cartório dada somente “de boca”, especialmente se for por telefone. Se quer a habilitação, peça cópia reprográfica e leia você mesmo. O que é irrelevante para o estagiário do cartório pode ser precioso para você.
8) Se o cartório disser que não esta lá, peça certidão negativa. É o seu “seguro” no Decálogo da busca de certidões:.
9) Existem outras formas de encontrar informações sobre nascimentos e casamentos: a) prontuários de RG/RNE; b) registros militares para os homens. São difíceis de achar, mas existem; c) registros de imóvel.
10) E o mais importante: Não desistir facilmente.
Por Daniel Taddone