Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

O que é o documento NR – Non Rinuncia?

Você sabe o que é o NR – Non rinuncia? Basicamente, esse é um documento que comprova que ninguém na sua linha de transmissão renunciou à cidadania italiana.

Por isso ele é essencial para que o comune (município italiano) processe o seu requerimento na Itália. Neste artigo nós te daremos as principais informações sobre esse documento. Então, continue a leitura até o final.

O que é o NR – Non rinuncia?

O NR – Non rinuncia (Attestazione di non rinuncia) pode ser traduzido como “atestado de não-renúncia”. Ela comprova que um cidadão ítalo-brasileiro não renunciou formalmente à cidadania italiana.

Esse é um documento obrigatório para a emissão da sua cidadania. Já que é uma forma de assegurar que a linha de transmissão da sua árvore genealógica não foi interrompida.

Ao contrário dos demais documentos obrigatórios durante o processo, o NR – Non rinuncia é solicitado ao consulado diretamente pelo Comune. Contudo, será necessário emitir um certificado para cada ascendente italiano, inclusive para o requerente da cidadania.

O que pode atrasar um pouco o tempo para processar o requerimento na Itália. Acompanhe o exemplo a seguir:

  1. O seu pai emigrou da Itália e se casou em Curitiba;
  2. Porém, você nasceu em São Paulo e reside no Rio de Janeiro.

Com base no exemplo acima, será necessário emitir o certificado nos consulados italianos de 3 estados diferentes:

  • 1º – Curitiba;
  • 2º – São Paulo;
  • 3º – Rio de Janeiro.

Cada consulado leva um tempo diferente para enviar o certificado para o município italiano, o comune.

Tempo de espera nos consulados

Os consulados italianos no Brasil recebem um número muito grande de requerimentos por ano. No entanto, o normal é um prazo de até 30 dias para que a solicitação do Comune seja atendida.

O normal é um prazo de até 30 dias para que a solicitação do Comune seja atendida. Mas alguns consulados chegam, na ilegalidade, a demorar 3 meses.

Qual é a diferença entre o NR – Non rinuncia e o CNN?

Muitas pessoas confundem a Certidão Negativa de Naturalização (CNN) com o certificado de não-renúncia. Já que ambos documentos servem para provar que a linha de transmissão da cidadania italiana não foi interrompida.

A CNN demonstra que o imigrante italiano não se naturalizou brasileiro. O que faria com que ele perdesse o direito de transmitir a cidadania italiana para os seus descendentes.

Enquanto que o certificado de não-renúncia funciona com uma verificação. Para que o Comune tenha garantia de que tudo está de acordo na linha de transmissão do requerente.

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram