Estar na lista de espera no consulado italiano é um período decisivo e de muita ansiedade.
A espera é longa e gera expectativa até que a cidadania italiana realmente aconteça. Por isso, é fundamental estar atento e sempre de olho no andamento da fila.
As filas de espera no Brasil demoram devido ao grande número de pedidos. Logo, os processos de cidadania podem levar em média de 10 a 12 anos, dependendo do consulado de sua jurisdição.
Por isso, é importante acompanhar a divulgação da lista de espera no Consulado, que acontece anualmente.
Dessa forma, você não corre o risco de perder o momento tão aguardado.
Como acompanhar a lista de espera no Consulado
Desde 2018, alguns consulados italianos realizaram mudanças para reduzir as filas de espera. Assim, cada consulado funciona de uma maneira diferente e a velocidade das convocações podem variar.
Pois, vai depender do volume de processos que eles recebem. Assim como da velocidade de avaliação. Por isso, acompanhe a seguir como é o procedimento da lista de espera em cada Consulado.
Consulados italianos em São Paulo, Recife e Brasília
O trâmite nesses consulados e embaixadas, são feitos a partir do ano da inscrição. Por exemplo:
- Solicitação em 2007: chamados realizados no ano de 2019
- Já em 2020, os de 2008 e assim por diante.
Belo Horizonte
Aqui os grandes beneficiários foram as famílias. Pois, puderam “furar” a lista de espera no Consulado. Isso é claro, se tivessem toda a documentação pronta.
O sistema Prenota Online é o responsável pelo agendamento. Então, não é necessário enviar e-mail ou ir ao consulado fazer sua inscrição. Mas conseguir uma vaga é bastante difícil.
Curitiba
No consulado de Curitiba, a chamada de inscritos é feita através de lotes. Então, em cada chamada, cerca de três mil inscrições são convocadas de uma só vez.
Rio de Janeiro
No consulado carioca, o agendamento também é feito pelo Prenota Online. Logo, em teoria, também não há lista de espera no Consulado do Rio de Janeiro.
Aliás, os processos costumam demorar menos de 12 meses após realizada a primeira entrevista. Porém, conseguir uma vaga é uma missão quase impossível.
Porto Alegre
Aqui o agendamento é feito via e-mail. Dessa forma, o consulado manda um número de inscrição. A partir daí, só resta esperar sua vez.
Perdeu a chamada. E agora?
Sem um aviso nominal por parte dos consulados, muitos requerentes perdem o chamado dos consulados italianos todos os anos.
Geralmente, os consulados informam apenas em seus sites ou páginas nas mídias sociais.
Mas o que acontece se o requerente não viu o aviso de convocação? Lamentavelmente, neste caso é preciso entrar na fila novamente e aguardar longos anos.
Ação contra as filas
Para quem está na fila do consulado, uma solução vantajosa é ingressar com uma ação no Tribunal de Roma, para que o seu direito é respeitado.
O processo de reconhecimento da cidadania italiana por via judicial é feito sem necessidade de ir para a Itália em nenhum momento e leva – em média – de 18 a 24 meses para conclusão.
É uma excelente opção para quem não tem tanta pressa para obter a cidadania, mas quer garantir a cidadania italiana.
E o melhor: as despesas podem ser divididas se mais membros da família entrarem juntos no processo.
A via judicial paterna é uma ação judicial para a defesa de um direito.
Quer saber mais? Fale com a Bendita Cidadania agora mesmo.