Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Notícias da Itália: principais canais para se manter informado

Saber as notícias da Itália e ficar a par do que acontece no país não é tão difícil, mesmo para quem mora no Brasil.

Os principais jornais italianos podem ser lidos online ou comprados em livrarias e bancas, assim como existem os canais de TV online.

Aliás, ler o jornal no café da manhã, entre 7 e 9 horas, em casa ou na cafeteria, é um hábito dos italianos. Muitos fazem do ritual desculpa para socializar e debater notícias da Itália com amigos e familiares.

O grande número de leitores na Itália resulta em jornais que divergem no posicionamento ideológico e na maneira como abordam as notícias.

Entre tantas opções, cinco jornais se destacam:

• Corriere Della Sera: Fundado em 1876, possui linha editorial centrista e utiliza formato Standard, o mesmo utilizado pela maioria dos jornais no Brasil;

• La Repubblica: Com tiragem diária desde 1976, o La Repubblica se destaca ao olhar do brasileiro por utilizar o formato berlinense, ligeiramente menor que os demais jornais. Sua linha editorial é centro-esquerdista;

• Il Messaggero: Jornal mais vendido na capital Roma, possui linha editorial esquerdista e formato Standard. Foi fundado em 1878 e possui tiragens diárias;

• La Stampa: Sediado em Turim, foi fundado em 1867 e possui tiragem diária. Atualmente é comandado pelo Grupo FIAT;

• La Gazzetta Dello Sport: Fundado em 1896, esse jornal é a principal referência esportiva dos italianos. A cor rosa em suas páginas é consequência do patrocínio do Giro d’Itália e é utilizada desde as impressões físicas até o site do jornal.

Outros jornais e portais de notícias da Itália:

Para se ter ideia de como o italiano gosta de ler jornais, a Folha de São Paulo tem tiragem de 330 mil exemplares, enquanto o Corriere Della Sera solta 375 mil exemplares diários, embora a Itália tenha 60 milhões de habitantes contra 210 milhões do Brasil.

Outra maneira de saber notícias da Itália são os canais de TV online. O site Italianismo trouxe uma lista de canais italianos para se assistir online gratuitamente, no PC ou no smartphone.

Canais de TV com notícias da Itália online:

Outros canais de televisão populares:

Seja para praticar a língua italiana ou saber notícias da Itália, não faltam boas opções na internet ou nas bancas de jornais. Boa leitura a todos!

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram