Cidadania italiana divorciados
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Cidadania italiana para divorciados: como é o processo

Você sabe como funciona a cidadania italiana para divorciados? Quais os trâmites?

Muita gente acha que o divórcio pode atrapalhar ou até mesmo inviabilizar o processo. Contudo, isso está longe de ser verdade.

Neste artigo nós iremos esclarecer as suas principais dúvidas. Por isso continue a leitura para conhecer qual é a documentação necessária e a forma de realizar o requerimento.

Cidadania italiana para divorciados

A cidadania italiana para divorciados é emitida da mesma forma que para pessoas casadas ou solteiras. No entanto, uma quantidade maior de documentos é solicitada durante o processo.

Já que todos os eventos que ocorreram durante a vida do cidadão italiano precisam ser registrados pelo comune. Por exemplo:

  • Nascimento;
  • Casamento;
  • Divórcio;
  • Nascimento dos filhos;
  • Óbito.

A quantidade de matrimônios não importa. Porém, deve-se enviar toda a documentação. Isso irá manter o cadastro A.I.R.E sempre atualizado.

Nos próximos tópicos iremos esclarecer as três dúvidas mais comuns a respeito do divórcio e a cidadania italiana. Então, leia até o final para encontrar a solução para o seu caso:

1- Divórcio na linha de transmissão

Muitas pessoas acreditam que o divórcio na linha de transmissão pode atrapalhar o processo de cidadania italiana. Isso não é verdade.

Para emitir a cidadania italiana para divorciados, basta apresentar a certidão de casamento em inteiro teor. Contudo, ela precisa conter a averbação de divórcio.

Caso você tenha dúvida sobre o processo, a Bendita Cidadania, com uma consultoria especializada, vai avaliar a sua árvore genealógica e preparar toda a documentação necessária.

2- Requerente divorciado

Se o requerente da cidadania italiana for divorciado o processo é um pouco diferente. Já que a documentação exigida, segundo o Consulado Italiano, varia de acordo com a forma no qual o divórcio foi realizado. Acompanhe a seguir:

Divórcio judicial

Se o divórcio foi realizado pela via judicial, é necessário apresentar a cópia autenticada dos seguintes documentos:

  • Petição inicial;
  • Ata da audiência de julgamento;
  • Sentença do juiz;
  • Certidão de objeto e pé.

Divórcio extrajudicial

A cidadania italiana para divorciados extrajudicialmente é mais simples. Visto que, basta apresentar a segunda via da Escritura Pública de Divórcio Consensual emitida em cartório.

Mas é importante lembrar que, se você se divorciou mais de uma vez. Terá de apresentar essa escritura para cada caso de divórcio. Por isso contar com uma assessoria especializada pode agilizar o processo.

3- Divórcio após emitir a cidadania italiana

Caso você tenha se divorciado após emitir a sua cidadania italiana, será necessário informar o consulado italiano onde o seu A.I.R.E foi cadastrado. Bem como, enviar a documentação mencionada nos tópicos acima.

Precisa de uma consultoria sobre esse ou outra assunto sobre cidadania italiana? Fale com a Bendita Cidadania agora mesmo.

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram