A região do Lácio reúne cinco milhões de habitantes e é uma das principais portas de entrada da Itália. Nela está localizada a capital Roma.
É uma região central, com cerca de cinco milhões de habitantes e 17,2 milhões de metros quadrados. Faz limites ao norte com Toscana e Úmbria, a leste com Marcas, Abruzos e Molise, ao sul com Campânia e a oeste com o mar Tirreno.
Origem do nome ficou até no futebol
Essa região tem seu nome (Lazio, em italiano, e Latium, em latim) originado do povo latino do qual os romanos descendem. O latim, aliás, era a língua formal do Império Romano, amplamente difundida e de grande importância histórica e cultural.
Uma curiosidade é que o nome do território foi utilizado para batizar um dos mais tradicionais clubes de futebol italianos, a Lazio.
Lácio, berço da língua portuguesa
Outro fato curioso é que, em um de seus poemas, o poeta brasileiro Olavo Bilac se refere à língua portuguesa como “a última flor do Lácio”, por ser a última língua originária do latim falado nessa região da Itália, após idiomas como espanhol e francês.
A história do Lácio remete à época em que a área era habitada por várias populações. Do ponto de vista político e cultural, o Lácio teve forte dominação etrusca. Apesar disso, era dividido entre uma infinidade de culturas locais.
As relações comerciais com os fenícios e os gregos foram de forte influência cultural para os etruscos, que acabaram empregando seu alfabeto e outros aspectos culturais.
Riqueza espalhada por cinco províncias
O Lácio tem cinco províncias: Frosinone, Latina, Rieti, Roma e Viterbo.
Essa região é de grande importância para a história, as artes, a arquitetura, a religião e para a cultura em geral. O imenso patrimônio da cidade de Roma forma apenas uma parte da riqueza que se estende por centenas de cidades, vilas, abadias, igrejas, monumentos e outros locais do território.
Um exemplo é a comuna de Tivoli, na província de Roma, que se orgulha de ser mais antiga que a cidade de Roma. Entre as atrações, as Quedas de Aniene e a Villa Gregoriana.
Outra dica é o Lago Bolsena, na província de Viterbo (foto). No seu entorno, sinais do período medieval, principalmente das civilizações villanovanas, estruscas e romanas.