A cidade de Bérgamo, na Itália, possui museus e monumentos imponentes com séculos de história, ideais para quem quer viajar no tempo.
Localizada a nordeste de Milão, uma das características da cidade é sua divisão em dois níveis: as partes baixa e alta, completamente opostas uma da outra.
A Cidade Baixa é moderna, pulsante, com edifícios muito altos. Já a Cidade Alta conserva o estilo medieval, cercada por muros e muita história. O acesso é feito por bondinho.
Fundada com o nome de Barra antes da chegada dos romanos, no século II a.C., a cidade foi palco de guerras e saques até o ano de 569. Porém, em 1428 passou a fazer parte da República de Veneza e foi reconstruída, inclusive com a cidade velha ganhando fortes muralhas.
Prefeitura e Palácio da Província
A estação de trem de Bérgamo fica próxima à área central, facilitando a vida dos turistas, que podem inclusive obter um mapa da cidade na Via Papa Giovanni XXIII.
Vale a pena conhecer a antiga Prefeitura e o Palácio da Província, ambos do século XIX. Outra opção é a Torre dei Caduti, monumento em homenagem aos soldados falecidos na Segunda Guerra Mundial.
Igreja de San Benedetto
A rua Venti Settembre é a mais indicada para compras. Logo ali perto fica a Igreja de San Benedetto. Sem dúvida, uma das mais belas da cidade, bem ao lado do Mosteiro.
Um pouco mais adiante, apenas a algumas vielas de distância, você encontra a estação de onde sai o bondinho para a Cidade Alta.
Bérgamo na Itália: Cidade Alta
A Cidade Alta proporciona visão privilegiada da cidade. Uma paisagem de tirar o fôlego e que faz valer a pena a viagem. Outros passeios imperdíveis são a praça del Duomo, a capela Colleoni, a Basílica de Santa Maria Maggiore e o Duomo de Bérgamo.
A cidade possui muitos museus, como o Rocca, uma fortaleza do ano de 1331. Com pouco mais de 120 mil habitantes, Bérgamo é carregada de significados que traduzem a própria história da Itália.