Os gestos italianos são famosos em todo o mundo todo. Uma marca da cultura italiana.
Mas por que nós italianos falamos fazendo gestos? Não existe apenas uma explicação, mas várias.
A primeira sugere que o motivo tenha sido usar gestos para substituir a fala, de acordo com Paulo Sergio de Camargo, especialista em linguagem corporal e palestrante internacional.
Durante sua expansão, o Império Romano era formado por vários povos, cada um falando línguas e dialetos diferentes.
Para que todos se entendessem, as pessoas passaram a usar gestos, e o costume permaneceu através dos séculos.
Outro grupo de especialistas defende que os movimentos com as mãos começaram a ser usados para imitar importantes oradores da Roma antiga.
“Roma tinha grandes oradores que se utilizavam de gestos teatrais em suas falas. O povo, então, passou a imitar seus ‘ídolos’”, conta Camargo.
A última hipótese está ligada à extroversão do povo italiano.
Segundo Camargo, estudos demonstraram que pessoas mais extrovertidas tendem a usar mais as mãos e o corpo para se comunicar.
Gesticular muito seria, portanto, uma característica da personalidade do povo italiano – e de outros latinos, para sermos justos, não é?
Os gestos fazem parte da personalidade dos italianos
Recentemente a escola de idiomas online Babbel fez até uma lista de lugares onde a forma de se comunicar dos italianos é apreciada, como Argentina, Noruega, África e Japão.
Na Itália, os gestos não são apenas parte da comunicação, como também viraram uma característica que individualiza o nosso povo e que foi repassada para outras nacionalidades, como a brasileira, graças à imigração italiana entre os anos 1880 e 1930.
“Os italianos tendem a ser mais extrovertidos, mais comunicativos, e pessoas assim fazem mais gestos, falam mais com as mãos e com o corpo”, diz Camargo.